Passeio ao Marisco - O Grove Imprimir

  Teve lugar em 17 e 18 de Outubro o habitual Passeio ao Marisco, que este ano Ligou V. N. de Famalicão a O Grove na vizinha Galiza e que foi do total agrado dos participantes.

102.jpg

 Em dia soalheiro e quente partiram de V. N. de Famalicão 32 viaturas, que se dirigiram via Barcelos á área de serviço da A28, onde se fêz a ligação com as 8 viaturas que partiram do Porto. Um breve período de tempo para tomar o cafézinho retemperador, e partimos em direcção a Valença onde nos esperava o almoço. Após o muito bem servido almoço, pelo Restaurante O Cozinheiro, foi tempo de fazer uma reparação de recurso no escape do Sprite do Rui Lima e partimos em direcção ao Grove passando pelas proximidades de Vigo e de Ponte Vedra. Nova paragem para descansar, não as mecânicas, pois estas são a toda a prova, mas sim as pernas e beber uma água e continuamos o nosso passeio, percorrendo a Ria de Ponte Vedra até Sanxenxo e daqui até a O Grove.

103.jpg

Chegados ao Grove e à porta do Hotel o Austin Cambridge fez birra e disse que não andava mais, tendo de ser repatriado por quebra de um semieixo.

 

Feita a instalação no Hotel Norat das quase 100 pessoas que nos deram o prazer da sua presença, e após a resolução do problema com o espaço vigiado para aparcamento das 40 viaturas, prontamente resolvido pelo Concelleiro de Turismo do Grove, foi hora de ser servida a “Mariscada”, igualmente no Hotel Norat, que nos brindou com um serviço rápido, pessoal muito competente e simpático, e uma excelente mariscada, regada com os bons Alvarinhos da região. 

114.jpg

Para a manhã de Domingo, algo fresca, mas igualmente soalheira, estava previsto um passeio de barco pela Ria e foi o que aconteceu sendo muito apreciado tanto pelos adultos como pelas crianças que participaram. O “Catamaran” em que nos deslocamos percorreu diversos pontos da ria, onde nos foi explicado, como se produzem os mexilhões e o tempo que levam a ser criados até atingirem o tamanho adulto. Novamente em marcha dirigimo-nos a outro ponto da ria onde numa zona de menor profundidade teríamos a oportunidade  de observar o fundo marinho através do casco da embarcação feito em acrílico transparente para o efeito.

117.jpg

Nesta altura surgiu uma das surpresa do evento, com a aparição e acompanhamento durante alguns minutos de um grupo de golfinhos que rodearam o barco e nadaram lado a lado proporcionando a captura de muitas fotografias para mais tarde recordar. Novamente em movimento teve lugar a segunda das surpresas, que foi o serviço de um aperitivo, composto por mexilhões acabados de cozer e que estavam deliciosos, acompanhados como não podia deixar de ser pelo alvarinho da região.

119.jpg

 Tempo para comprar algumas lembranças e fotografias que à entrada do barco nos foram tiradas e regressamos ao Hotel para o almoço, que manteve a qualidade das anteriores refeições. Terminado o almoço havia que carregar as malas e partir de regresso para os 200 Kms que nos separavam de Famalicão.

124.jpg

Nova pane aconteceu: o MG B azul bebé recusou-se a pegar pelos seus próprios meios, sendo necessária a força humana para mostrar quem manda em quem e voltar a por as coisas em ordem, ou seja a trabalhar.

125.jpg

Iniciado o percurso inverso seguimos em caravana até à fronteira, onde os mais apressados tomaram os rumos que mais lhes convinham e os mais conservadores seguiram o percurso pré determinado, até V. N. de Famalicão.

 

E foi tudo o que aconteceu.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >